Logan, de James Mangold

logan

Compreender o cinema como um movimento de massas pode parecer uma afronta para os mais cinéfilos, mas é uma realidade inegável. Mesmo que na sua criação ele acabara sendo uma arte marginalizada, foi com o “roubo” da elite que o cinema se tornou um espetáculo, e espetáculos só são o que são por causa do seu público. Mas o que define um bom filme? O público ou suas qualidades?

A experiência de ver Logan [James Mangold, 2017] dentro de uma sala de cinema acabou por ser uma experiência a parte. Percebe-se que antes, durante e depois da sessão o comportamento da plateia, que acredito ser o público alvo da película, é interessante ao mesmo tempo que assustador e intrigante, pois esse comportamento demonstra conceitos pré-fabricados sobre a película, já tendo uma opinião sobre o longa antes mesmo dos seus créditos iniciais serem apresentados.

Me perguntava constantemente porque o meio cinéfilo no qual acredito estar inserido nunca foi interessado nesse tipo de cinema. Agora percebo que a cinefilia, além de tantas camadas, preza principalmente pela criação de opiniões de forma livre, sem pressões de terceiros, e esse tipo de filme parece ser domado por alguma força maligna que exprime opiniões, prontas para serem disseminadas (lê-se: marketing).

O papel do marketing acaba que sendo uma faca de dois gumes. Se temos obras interessantes (Quarteto Fantástico [Josh Trank, 2015] e Batman vs Superman [Zack Snyder, 2016]) que acabam sendo massacradas por uma opinião pública cega, por outro lado temos obras como Logan que, mesmo significado um avanço para duas tentativas de filmes de mão pesada, não surpreendem em nada, apenas fazendo um trabalho decente e não excepcional.

Entendo em partes a necessidade de se ter um filme bom sobre seu herói favorito, só não consigo entender a glorificação para filmes meia-boca como esse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s